Sabe aquele cansaço excessivo e estresse prolongado no trabalho?

Ele pode ser mais do que apenas um cansaço e indicar que você está sofrendo com a Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional.

A Síndrome de Burnout é um distúrbio que leva à exaustão emocional extrema. Ou seja, uma série de sintomas que fazem a pessoa ter um total desgaste emocional, mental e físico em relação ao trabalho.

Essa Síndrome não é um problema recente. Em 2019, a OMS classificou o Burnout como um “fenômeno ligado ao trabalho”. Mas foi em 2022 que a síndrome foi oficializada na Classificação Internacional de Doenças (CID) e se tornou uma doença ocupacional. Ou melhor falando, uma “Síndrome ocupacional”.

As características mais comuns encontradas em quem sofre essa síndrome são: insegurança profissional, mudanças visíveis no comportamento e humor, distanciamento social e problemas interpessoais, exaustão e falta de energia, queda na produtividade, irritação, ansiedade e baixa motivação.

E assim, vivenciando esse ciclo, a pessoa chega em uma estafa física e mental, levando muitas vezes a realizar as coisas de forma automática, perdendo o prazer e conexão com a própria vida.

Por isso, é fundamental que a empresa esteja atenta aos seus colaboradores e preparada para agir caso identifique algum desses sinais.

Mas como o RH, líderes e gestores podem agir e ajudar?

O primeiro passo para ajudar um colaborador com sintomas da síndrome de Burnout é abrir espaço para conversa. Pergunte como ele se sente e como está a vida. Abrir espaço para o diálogo, sem julgamentos, é fundamental para o colaborador se sentir acolhido e pedir ajuda.

Reconhecer o trabalho muitas vezes é tudo que o trabalhador necessita para aumentar sua segurança e autoestima. Busque criar rotinas de feedbacks e premiações que valorizem o trabalho dos seus colaboradores.

Antes que os sintomas piorem, ofereça ajuda profissional! É indispensável que esse colaborador faça um acompanhamento psicológico, consulte um médico e busque terapias holísticas e integrativas para ajudar a lidar com os sintomas.

Saúde Mental no trabalho não pode mais ser um tabu. Quanto mais falamos sobre o tema, mais pessoas entenderão o que estão sentindo e se sentirão motivadas a mudar essa questão.

Vamos falar mais sobre esse tema?

No dia 27 de abril de 2022, teremos a 1ª edição do “RH & Gestão”, uma parceria da Linus com a ABC – Associação Brasileira de Cosmetologia. A Linus é curadora do evento e levará toda sua experiência e conhecimento sobre esse e diversos outros assuntos.

Venha participar e descubra os melhores caminhos para cuidar e desenvolver a sua equipe e o seu negócio! 

Faça a inscrição clicando aqui:

https://www.casadacosmetologia.com.br/rh-gestao

Será um prazer tê-los conosco. Esperamos por vocês. 

Add Comment

Language
WhatsApp chat