De acordo com o antropólogo e futurista Jamais Cascio, vivemos atualmente no mundo BANI (Brittle – frágil | Anxious – ansioso | Nonlinear – não-linear | Incomprehensible –incompreensível).
Um mundo onde não existem mais regras fixas. Onde percebemos, em níveis pessoais e profissionais, a nossa trajetória se tornando cada vez mais desafiadora e passamos a ter certeza de que a incerteza é um grande fator do que está por vir.
Essa realidade tem exigido cada vez mais desenvolvimento e evolução pessoal e profissional.
De acordo com o relatório do Futuro do Trabalho do Fórum Mundial de Davos, as competências mais requeridas em 2025, considerando um período de pós pandemia, serão análise crítica e inovação, aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem, soluções de problemas complexos, criatividade e iniciativa, uso e desenvolvimento de tecnologia, resiliência, tolerância ao stress e flexibilidade, entre outras.
Observamos aqui que as competências requeridas, em sua maioria, estão relacionadas à capacidade de se relacionar e de analisar situações complexas!
E você, está se movimentando para acompanhar o ritmo do mundo? Não podemos ficar até 2025 para prestar atenção nesses pontos!
Como está posicionado diante dessas competências? Você as tem consolidadas no seu perfil ou precisa se desenvolver? Você se considera um profissional atrativo ao mercado? Seus conhecimentos e experiências asseguram sua colocação em tempos de crise? Quer saber como as empresas avaliam e priorizam a qualificação de seus funcionários, independente do contexto econômico do país?
Vem com a gente!
Além da experiência, responsabilidade e comprometimento, as organizações valorizam a capacidade técnica e a flexibilidade de seus colaboradores diante dos desafios da rotina de produção e das constantes transformações do mercado. A qualidade da formação técnica de cada um, aliada aos aspectos comportamentais como proatividade, dinamismo, criatividade e eficiência mostram que você é um profissional diferenciado e que a sua permanência na equipe é imprescindível para os interesses da empresa.
Você pode estar se perguntando “e como eu devo me preparar?”
A gente explica!
Vamos imaginar que você é um estudante de farmácia e sua trajetória é como uma obra cinematográfica. A escolha do curso, da instituição de ensino e as aulas teóricas correspondem à pré-produção. Em seguida, as atividades práticas no laboratório, os projetos de extensão universitária, estágios e visitas monitoradas que contribuem para que você comece a executar, compreender e se adaptar à rotina da profissão, remetem à produção em si.
E, mesmo na hora de deixar a faculdade, a construção desse filme não acaba aí. Assim como o produto final que o espectador assiste, seu plano de carreira passará por diversas edições e cada uma delas farão de você um profissional mais completo e preparado.
Você é o roteirista do seu processo de capacitação e as situações de crise servirão para que você aprimore as suas competências, esteja sempre se atualizando e incorpore novos elementos à sua bagagem profissional e cultural. Afinal, você não vai querer ficar de fora quando parte da verba de um projeto tiver de ser cortada, né?
A Linus te dá uma forcinha! Conte com os nossos serviços de desenvolvimento e coaching de carreira, treinamentos, palestras, oficinas e garanta experiências incríveis na sua história.
Com carinho,
Equipe Linus.