Uma equipe de alto desempenho precisa de sinergia.

Apenas saber em qual equipe está inserido e saber trabalhar com ela não é garantia de bons resultados.

Sinergia significa cooperação entre duas ou mais pessoas. Na organização a sinergia volta-se para a conquista e alcance de melhores resultados através de equipes sinérgicas. O maior objetivo é desempenhar em conjunto atividades em prol de um objetivo organizacional.  Uma equipe sinérgica trabalha harmonicamente e em conjunto para atingir metas, superar desafios e alcançar os objetivos propostos.  

Resultados bons ou ruins podem estar ligados diretamente em como as equipes interagem entre si. Quando estão na mesma sintonia tendem a apresentar resultados melhores, do contrário, alguns resultados ficam aquém do esperado pela organização.

Os gestores têm o desafio de identificar os perfis profissionais existentes em sua equipe, de conhecer cada integrante e assim formar equipes sinérgicas. Essa análise não se baseia somente na competência técnica, mas também no perfil de personalidade e nos comportamentos de cada membro.

Não existe uma receita pronta para o líder realizar e ter uma equipe sinérgica, mas algumas atitudes são positivas e contribuem para a formação de uma equipe com alto nível de sinergia, tais como:

Saber administrar os conflitos de opiniões entre a equipe, colocando o positivo de cada ponto de vista; identificar características e comportamentos individuais; valorizar o resultado coletivo, mostrando a importância do trabalho que foi feito em equipe; fortalecer a autoestima dos profissionais, principalmente nas situações mais difíceis e desmotivadoras.

A sinergia é de extrema importância, ela contagia os ambientes, motiva as pessoas e torna possível e mais fácil a superação dos obstáculos diários. Sem contar que organizações com equipes com esse perfil são mais competitivas e atrativas no mercado.

Adicionar Comentário

Language
WhatsApp chat