De acordo com o antropólogo e futurista Jamais Cascio, vivemos atualmente no mundo BANI (Brittle – frágil | Anxious – ansioso | Nonlinear – não-linear | Incomprehensible –incompreensível).

Um mundo onde não existem mais regras fixas. Onde percebemos, em níveis pessoal e profissional, a nossa trajetória se tornando cada vez mais desafiadora e passamos a ter certeza que a incerteza é um grande fator do que está por vir.

Esse novo mundo tem exigido cada vez mais desenvolvimento e evolução pessoal e profissional.

De acordo com o relatório do Futuro do Trabalho do Fórum Mundial de Davos, para 2020-2025, as competências mais requeridas, considerando um período de pós pandemia, serão análise crítica e inovação, aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem, soluções de problemas complexos, criatividade e iniciativa, uso e desenvolvimento de tecnologia, resiliência, tolerância ao stress e flexibilidade, entre outras.

Observamos aqui que as competências requeridas, em sua maioria, estão relacionadas à capacidade de se relacionar e de analisar situações complexas!

E você? Como está posicionado diante dessas competências? Você as tem consolidadas no seu perfil ou  precisa se desenvolver?  Você se considera um profissional atrativo ao mercado? Seus conhecimentos e experiências asseguram sua colocação em tempos de crise? Quer saber como as empresas avaliam e priorizam a qualificação de seus funcionários, independente do contexto econômico do país?

Vem com a gente!

Além da experiência, responsabilidade e comprometimento, as organizações valorizam a capacidade técnica e a flexibilidade de seus colaboradores diante dos desafios da rotina de produção e das constantes transformações do mercado. A qualidade da formação técnica de cada um, aliada aos aspectos comportamentais como pró-atividade, dinamismo, criatividade e eficiência mostram que você é um profissional diferenciado e que a sua permanência na equipe é imprescindível para os interesses da empresa.

Você pode estar se perguntando “e como eu devo me preparar? ”

A gente explica!

Vamos imaginar que você é um estudante de farmácia e sua trajetória é como uma obra cinematográfica. A escolha do curso, da instituição de ensino e as aulas teóricas correspondem à pré-produção. Em seguida, as atividades práticas no laboratório, os projetos de extensão universitária, estágios e visitas monitoradas que contribuem para que você comece a executar, compreender e se adaptar à rotina da profissão, remetem à produção em si.

E, mesmo na hora de deixar a faculdade, a construção desse filme não acaba aí. Assim como o produto final que o espectador assiste, seu plano de carreira passará por diversas edições e cada uma delas farão de você um profissional mais completo e preparado. 

Você é o roteirista do seu processo de capacitação e as situações de crise servirão para que você aprimore as suas competências, esteja sempre se atualizando e incorpore novos elementos à sua bagagem profissional e cultural. Afinal, você não vai querer ficar de fora quando parte da verba de um projeto tiver de ser cortada, né?  

A Linus te dá uma forcinha! Conte com os nossos serviços de desenvolvimento e coaching de carreira, treinamentos, palestras, oficinas e garanta experiências incríveis na sua história.  

Com carinho.

Equipe Linus

Adicionar Comentário

Language
WhatsApp chat