Quando pensamos em nos ver em um trabalho, geralmente, nos atemos às melhores situações que possam nos ocorrer. Realmente, trabalhar deve ser um fato agradável para a vida do ser humano. Mas sabemos, de um lado, que nem sempre conseguiremos adentrar em uma organização que nos ofereça espaço para que as nossas melhores expectativas aconteçam. Será que o problema está somente na organização?

Conhecer nossas competências, pessoais e profissionais, é um estado propício para desenvolver caminhos para escolhas atuais e futuras. Você não deveria esperar que esse conhecimento fosse dado somente pela experiência com os demais, mas da sua vivência consigo mesmo.

A competência pessoal assume um papel de destaque no recrutamento e pode ser determinante na escolha de um candidato.

Elas estão intimamente ligadas aos traços de personalidade de cada um. Essas são desenvolvidas ao longo da sua vida e, em contexto profissional, estas competências são particularmente importantes já que, em boa medida, são elas que o vão ajudar a destacar o seu valor e competências técnicas.

A competência profissional nada mais é do que saber utilizar os conhecimentos que foram adquiridos ao longo da carreira e se transformar na medida em que aumenta a diversidade de situações vivenciadas.

Ela engloba habilidade, atitude, ação e adequação. Além disso, a competência profissional é a qualidade de ser adequado e qualificado, tanto física como intelectualmente, para enfrentar os desafios e tomar as decisões certas.

O sucesso profissional é uma meta compartilhada por toda e qualquer pessoa que gosta do que faz e deseja ser melhor a cada dia. Contudo, atingir esse objetivo exige muita determinação, estudo e principalmente tempo. Afinal, o sucesso não vem da noite para o dia.

Quem almeja ser reconhecido e respeitado pelo trabalho que desempenha precisa buscar maneiras de fazer com que isso aconteça. Investir em qualificação, novos aprendizados e crescimento pessoal, por exemplo, deve ser um esforço contínuo.

As empresas buscam profissionais com competências voltadas para o atendimento de suas necessidades, e em geral essas contratações são de caráter urgente e imediato. Isso significa que profissionais que possuem muitas competências tendem a conseguir emprego com mais rapidez e facilidade.

Mas como adquirir bons diferenciais competitivos? Como desenvolver competências e habilidades diariamente? Como balancear a vida pessoal e profissional e ainda buscar o progresso constante?

Nós da Linus podemos te ajudar?

A Linus possui o serviço de Coaching Individual ou em Grupo que é um processo altamente eficaz, bastante utilizado no ambiente organizacional. O processo de coaching visa o desenvolvimento de competências comportamentais, psicológicas e emocionais, direcionadas à conquista e alcance de resultados planejados.

Temos também o nosso Workshop, com o objetivo de apresentar os diferentes perfis, definir competências e como aprimorá-las, como medir o desempenho da equipe e promover o desenvolvimento de competências.

Lembre-se, buscar desenvolver suas competências é enriquecedor, tanto do ponto de vista profissional, como no pessoal, afinal, quem busca o autoconhecimento só tem a ganhar em desenvolvimento.

Conte com a Linus para o desenvolvimento de suas competências!

Será um prazer recebê-los!

Com carinho,

Equipe Linus.

Adicionar Comentário

Language
WhatsApp chat